Transtornos de Ansiedade

Medo e ansiedade em certo grau são comuns em todos os homens. Porém, quando eles passam a ser exagerados, desproporcionais em relação aos estímulos, passando a interferir na qualidade de vida e nas atividades da vida diária, é importante procurar um psiquiatra para avaliar a possibilidade da ocorrência de um transtorno.

Os transtornos de ansiedade mais comuns são: fobias específicas, fobia social, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico e agorafobia.

Medo ou ansiedade acentuados e desproporcionais em relação ao perigo real, que são relacionadas a algum objeto ou situação específicos ( EX: INSETOS, VOAR, ALTURAS, SANGUE).

O objeto ou situação tende a ser evitado ou suportado com intenso sofrimento psíquico.

Ansiedade acentuada relacionada a uma ou mais situações sociais, onde o individuo é exposto a possível avaliação por outras pessoas.

Geralmente, estas situações sociais são evitadas. Pacientes com fobia social declinam de falar em público, participar de festas ou comer em locais públicos.

Nele ocorrem ataques de pânico, muitas vezes inesperados e recorrentes.

O ataque de pânico é um quadro agudo, onde os sintomas ansiosos são intensos e carregados de grande sofrimento psíquico. Em sua vigência, podem ocorrer palpitações, sudorese, tremores, sensações de falta de ar, dor torácica, náuseas ou desconforto abdominal, parestesias (sensações de formigamentos), medo de perder o controle e sensação de morte iminente.

Após ter vivenciado um ataque de pânico, o paciente passa a ter preocupações acerca de novos ataques adicionais, evitando locais ou atividades que acredite que possam desencadeá-los.

É um estado crônico de ansiedade, em que são comuns preocupações excessivas relacionadas a diversos eventos ou atividades diárias.

As preocupações são consideradas de difícil controle e podem ocorrer também: fadiga, dificuldades de concentração, irritabilidade, tensão muscular e insônia.

Medo ou ansiedade intensos que podem acontecer nas seguintes situações: permanecer em locais abertos (como pontes ou estacionamentos); ficar em locais fechados (como lojas ou cinemas); ficar no meio de multidões ou em transportes públicos.

268611050